segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Sorocaba terá um Aeroporto Internacional


A Prefeitura já tem pronto estudo que atesta a viabilidade da construção de um novo aeroporto em Sorocaba e já contratou, por licitação, a empresa que desenvolverá os projetos técnico e arquitetônico das obras. Até o final do ano, deverá ser conhecida a maquete do espaço.


A reportagem apurou que o aeroporto pode ocupar área localizada na rodovia Castelo Branco, onde também, de acordo com disposição do Plano Diretor, ficariam concentrados os projetos de expansão do setor industrial.


Vários fatores determinaram a escolha do local. O primeiro deles, de ordem estratégica, é a proximidade com outros grandes centros, como Campinas e Jundiaí, além da rodovia Raposo Tavares. O secretário, entretanto, descarta qualquer especulação e disse que cinco áreas são avaliadas.Outra vantagem do Município apontada em estudo do Ministério da Aeronáutica diz respeito ao clima. Em Sorocaba predomina o chamado “céu de brigadeiro”, referência ao tempo aberto, de pouca instabilidade e com chuvas em períodos definidos.


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) quer ainda explorar a vocação do atual aeroporto. Daniel de Jesus Leite diz que ali deverá ser implantado pólo tecnológico de manutenção de aeronaves. No local, conforme nota da assessoria de comunicação do Prefeitura, funcionam empresas que desenvolvem alta tecnologia na manutenção de motores e equipamentos de instrumentação aérea, circuitos eletrônicos etc, empregando mais de 850 profissionais.


Ali também funciona a Escola de Formação de Pilotos, que forma 110 novos profissionais por ano. A atual pista tem 1.480 metros de extensão e oferece condições de receber as aeronaves da família 737, o Air Bus 319 e 320. O aeroporto de Sorocaba, de janeiro até o mês passado, registrou 36.183 pousos e decolagens, o que o torna o de maior movimento do interior do Estado.


Nenhum comentário: